1. PRÉ-PRODUÇÃO: É o planejamento que antecede as gravações. Corresponde à fase que vai da idéia ao roteiro final.
1.1. A idéia: vai inspirar a produção de um vídeo.
1.2. Story-line/ Sinopse: O primeiro passo é a elaboração da story-line (para ficção) ou da sinopse (para documentários, vídeos didáticos, de treinamento ou institucional). Trata-se da síntese do vídeo que vai ser produzido. Em poucas linhas se apresenta o conflito (início), indica-se seu desenvolvimento (meio) e o clímax e o desenlace (fim). A story-line ou sinopse especifica a idéia, abordando o que e como vai ser enfocado o tema escolhido. É a resposta mais curta à pergunta: o que será o seu vídeo?
1.3. Argumento: É o resumo do que será roteirizado. Agora vai se desenvolver a story-line com mais detalhes. Ele apresenta o perfil dos personagens (características físicas e psicológicas), o desenrolar da ação (apresentação, desenvolvimento e solução), a localização (locações) e a temporalidade (tempo contínuo ou descontínuo). No caso dos documentários, o argumento vai definir o conteúdo de informação do vídeo.
1.4. Roteiro: descreve a seqüência de imagens e diálogos na ordem em que vão aparecer no vídeo.
1.5. Decupagem: com o roteiro na mão, o diretor parte para a decupagem das cenas. Ele vai pegar cada cena e dividi-la em tomadas. Uma tomada começa quando se liga a câmera e termina quando ela é desligada. Além do número de tomadas de cada cena, ele vai definir também como elas vão ser. Para entender melhor como é feito este trabalho, vamos conhecer alguns elementos da linguagem do vídeo: planos, movimentos de câmera, angulação, câmera subjetiva e objetiva, e passagens.
Anna Karina C. Bartolomeu
Nenhum comentário:
Postar um comentário