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quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PROPOSTA PARA ATIVIDADE DE AUDIOVISUAL COM ALUNOS

Autor: Rosemeire dos Santos Vieira Silva
Escola: E.E. Prof. Euzébio Antônio Rodrigues
Ano: 2012
Número de aulas ou encontros necessários: 100 dias (agosto, setembro, outubro e novembro de 2012)
Duração das aulas/ encontros: e bimestres / aulas de Sociologia no Ano do Ensino Médio
Tema (assunto a ser abordado):
O projeto se propõe a discutir, em conjunto com os jovens, questões pertinentes relacionadas às dificuldades de inserção da juventude no mundo do trabalho na contemporaneidade: os desafios do 1º emprego; o desemprego na juventude; as novas relações de trabalho (terceirização); a importância da relação escolaridade/emprego e a escolha da carreira profissional.

Linguagem utilizada (foto/ produção de vídeo/ projeção de vídeo e debate/ internet etc.):
Produção de vídeo: curta-metragem.

Justificativa (por que foi escolhido esse tema):
A introdução de novas tecnologias no universo da sala de aula deve ser compreendida como um meio que, além de ser uma importante forma de ensinar alunos e professores a olharem criticamente o mundo, busca a problematização da realidade que envolve a vivência dos jovens tanto no ambiente escolar quanto além dos muros da escola. Além disso, o audiovisual tem se tornado, cada vez mais, um espaço democrático para a expressão dos jovens e um dos motivos para isso é que os adolescentes de hoje, nascidos na era digital, percebem e criam o mundo sob outros signos, regidos não tanto pela escrita, mas, sobretudo, pela imagem.
A produção de vídeos na escola surge como uma possibilidade de, através da união da arte com a realidade, estimular uma série de significações. Assim, uma abordagem pedagógica que privilegia um processo de aprendizagem voltado à utilização de recursos tecnológicos na reflexão da identidade étnica, das manifestações culturais da comunidade escolar, do respeito à diversidade e da problematização de aspectos que permeiam o desenvolvimento do jovem, como, por exemplo, o mundo do trabalho, torna-se um instrumento fundamental no aprimoramento do desempenho da capacidade cognitiva, procedimental e atitudinal dos sujeitos que compõem a comunidade escolar.

Proposta (que atividades serão feitas/ que produto final será produzido e por quem):
Execução do projeto: a produção de um curta-metragem possibilitará o desenvolvimento de três distintos gêneros: animação, documentário e ficção.

Objetivo (que aprendizados se quer alcançar com a atividade):
Discutir questões pertinentes relacionadas às dificuldades de inserção dos jovens no mundo do trabalho na contemporaneidade.

Recursos necessários (materiais, equipamentos, pessoas a serem contactadas):
Computador, notebook, lousa digital, data show, celular, máquina fotográfica, câmera filmadora.

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