Autor: Rosemeire dos
Santos Vieira Silva
Escola: E.E. Prof.
Euzébio Antônio Rodrigues
Ano: 2012
Número de aulas ou
encontros necessários: 100 dias (agosto, setembro, outubro e
novembro de 2012)
Duração
das
aulas/
encontros:
3º
e
4º
bimestres
/
aulas
de
Sociologia
no
2º
Ano
do
Ensino
Médio
Tema (assunto a ser
abordado):
O projeto se propõe
a discutir, em conjunto com os jovens, questões pertinentes
relacionadas às dificuldades de inserção da juventude no mundo do
trabalho na contemporaneidade: os desafios do 1º emprego; o
desemprego na juventude; as novas relações de trabalho
(terceirização); a importância da relação escolaridade/emprego e
a escolha da carreira profissional.
Linguagem utilizada
(foto/ produção de vídeo/ projeção de vídeo e debate/ internet
etc.):
Produção
de
vídeo:
curta-metragem.
Justificativa (por
que foi escolhido esse tema):
A introdução de
novas tecnologias no universo da sala de aula deve ser compreendida
como um meio que, além de ser uma importante forma de ensinar alunos
e professores a olharem criticamente o mundo, busca a problematização
da realidade que envolve a vivência dos jovens tanto no ambiente
escolar quanto além dos muros da escola. Além disso, o audiovisual
tem se tornado, cada vez mais, um espaço democrático para a
expressão dos jovens e um dos motivos para isso é que os
adolescentes de hoje, nascidos na era digital, percebem e criam o
mundo sob outros signos, regidos não tanto pela escrita, mas,
sobretudo, pela imagem.
A produção de
vídeos na escola surge como uma possibilidade de, através da união
da arte com a realidade, estimular uma série de significações.
Assim, uma abordagem pedagógica que privilegia um processo de
aprendizagem voltado à utilização de recursos tecnológicos na
reflexão da identidade étnica, das manifestações culturais da
comunidade escolar, do respeito à diversidade e da problematização
de aspectos que permeiam o desenvolvimento do jovem, como, por
exemplo, o mundo do trabalho, torna-se um instrumento fundamental no
aprimoramento do desempenho da capacidade cognitiva, procedimental e
atitudinal dos sujeitos que compõem a comunidade escolar.
Proposta (que
atividades serão feitas/ que produto final será produzido e por
quem):
Execução do
projeto: a produção de um curta-metragem possibilitará o
desenvolvimento de três distintos gêneros: animação, documentário
e ficção.
Objetivo (que
aprendizados se quer alcançar com a atividade):
Discutir questões
pertinentes relacionadas às dificuldades de inserção dos jovens no
mundo do trabalho na contemporaneidade.
Recursos necessários
(materiais, equipamentos, pessoas a serem contactadas):
Computador,
notebook, lousa digital, data show, celular, máquina fotográfica,
câmera filmadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário