Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE


A vida social é constituída a partir de relações interacionais entre os indivíduos, desde o momento do seu nascimento. Tais relações cotidianas contribuem para a construção da identidade do homem, ou seja, um conjunto de características que apresentam determinados sinais, como, por exemplo, a língua, o vestuário, a moradia ou o estilo de vida em geral, e valores pelos quais o homem se auto-identifica e também é identificado e julgado pelo outro.
É importante ressaltar o caráter processual e relacional de toda construção identitária, marcada por duas diferentes dimensões: individual e social. A identidade pessoal diz respeito às experiências individuais nas trocas afetivas com os outros que nos são próximos, fundamentais ao processo de autodesenvolvimento através do qual formulamos um sentido único de nós mesmos e da nossa relação com o mundo a nossa volta. A identidade social, por sua vez, está relacionada às características sociais que são atribuídas a um individuo pelos outros, em uma relação direta com os papeis sociais.
A construção dessa identidade ocorre individual e coletivamente, por meio dos grupos sociais. Falar em grupos sociais é falar em um tipo de organização coletiva, onde os indivíduos organizam suas relações sociais, quais elementos culturais incorporam e reelaboram e também quais serão excluídos e em que contexto social.
A constituição dos grupos sociais se dá pela diferença em relação ao outro, o que significa dizer que, por meio da interação que se estabelece no dia-a-dia, o homem e seu grupo social, como forma de se diferenciar, lançam-se de traços específicos baseados em sinais culturais com o objetivo de afirmar uma determinada identidade social e, portanto, demarcar suas diferenças.

Reflexões:
  1. O que é identidade?
  2. Por que dizemos que a identidade tem um caráter processual e relacional?
  3. Por que os grupos sociais são tão importantes para a construção da identidade dos sujeitos?

Prepare-se, o filme “Escritores da Liberdade” (2007), do diretor Richard Lagravenese, é um excelente recurso audiovisual para debatermos, em sala de aula, a construção da identidade juvenil. Quer saber mais sobre essa produção cinematográfica? Acesse o link: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/1173723 

Nenhum comentário:

Postar um comentário