Os Movimentos Sociais são organizações estruturadas com a finalidade de criar formas de associação entre pessoas e entidades que tenham interesses em comum, para a defesa ou promoção de certos direitos perante a sociedade.
Os movimentos sociais contemporâneos, do final do século XIX até os dias de hoje, caracterizam-se pela participação política de categorias sociais significativas em sua luta por direitos civis, políticos, sociais e humanos que permanecem em constante debate à medida que nossa sociedade incorpora novos valores.
Os movimentos feministas, como exemplo de movimentos sociais contemporâneos, refutam a ideologia que legitima a diferenciação de papeis sociais masculinos e femininos, reivindicando a igualdade entre homens e mulheres em todos os níveis, seja público ou privado. Além disso, lutam contra a condição subalterna da mulher no ambiente familiar, no trabalho, na educação e na participação política.
Reflexões:
- O que os movimentos sociais querem dizer com a seguinte frase: “Queremos ser iguais na nossa diferença”?
- A tirinha abaixo problematiza uma situação corriqueira na nossa sociedade brasileira, muito marcada por valores machistas. O que você acha dessa cena?
- O vídeo abaixo reconhece a historicidade da condição feminina no mundo. Pensando na luta da mulher contra sua condição subalterna na família, no mundo do trabalho, na educação e na participação política, reflita sobre a importância da Lei Maria da Penha, sem deixar de considerar as dificuldades encontradas na efetivação da cidadania feminina. Para saber mais, acesse o link do Instituto Maria da Penha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário