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segunda-feira, 28 de maio de 2012

JOVENS, CULTURA E CONSUMISMO

A partir da década de 1950, nos EUA, a indústria de consumo e os meios de comunicação de massa passaram a ter expressiva influência na formação de uma nova condição juvenil, o que proporcionou o desenvolvimento de novas possibilidades de vivenciar e experimentar as práticas de lazer, a música, o consumo de massa e as oportunidades de vida.
Esse novo jovem pode se relacionar das mais variadas formas com a cultura, o mercado, os meios de comunicação e a produção objetos desenvolvidos especialmente para eles, o que possibilitou a criação de espaços próprios de contestação, manifestação e marcação de identidade.
É fato, portanto, que, atualmente, o universo das práticas juvenis de consumo é plural e multifacetado, pois há inúmeras maneiras de o jovem se inserir na cultura do consumo, tanto como consumidor quanto como produtor de cultura e identidades, a partir daquilo que consome.

Reflexões:
  1. Qual é a relação entre a indústria do consumo, os meios de comunicação de massa e a atual juventude?
  2. Em pesquisas recentes, podemos afirmar que os jovens têm um grande apetite consumista, podendo, inclusive, influenciar nas decisões de compra de toda a família. Você concorda que a atual juventude pode ser chamada de “máquinas de consumo”?
  3. Comente a seguinte frase: “Os jovens são todos iguais”
Aproveite o assunto e veja o vídeo que esquematiza pontos fundamentais relativos à atual sociedade do consumo.


2 comentários:

  1. Achei o vídeo extremamente interessante e não fazia idéia de como é tão complexo o marcketing nestes novos tempos com tanta tecnologia. Parabéns pela postagem deste tema e vídeo, pois levará os educandos a terem uma idéia de como é o momento em que eles estão vivenciando.

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